troca-de-oleo

6 Dicas para Fazer Troca de Óleo de Carro com Eficiência

Fazer a troca de óleo de carro pode ser mais simples do que você imagina. Mas, ainda assim, é preciso ter atenção. Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você possa trocar o óleo sem erros e garantir o melhor funcionamento do seu veículo. Leia e saiba tudo sobre trocar o óleo do carro!

Qual a importância da troca de óleo de carro?
O automóvel é cheio de peças que precisam de lubrificação. Sem isso, elas não conseguem funcionar direito e vão prejudicar o carro também. Fazer a troca de óleo é importante para manter o funcionamento do motor em dia e você sem sustos.

Para isso, é preciso usar o óleo certo para o veículo e trocar sempre que necessário. Usar o óleo errado pode prejudicar o funcionamento do carro, mas deixar sem óleo pode ser ainda pior. A falta de lubrificação pode levar o motor a fundir e também causar danos na bomba de óleo.

Como realizar a troca de óleo de carro
Saber quando fazer a troca de óleo do motor e quais os cuidados necessários é fundamental para manter o carro funcionando sem problemas. Por isso, aí vão algumas dicas que todo motorista precisa saber para fazer a troca de óleo.

  1. A hora certa para trocar o óleo do carro
    Cada montadora recomenda um prazo para fazer a troca do óleo do motor. Por isso, o ideal é que você consulte o manual do veículo. Normalmente, a data para trocar o óleo automotivo é a cada 5 mil km ou 10 mil km rodados. Usar o mesmo óleo por mais tempo do que o recomendado vai aumentar o atrito e o desgaste das peças, comprometendo a lubrificação das partes internas do motor.
  2. Nunca misturar óleos diferentes
    Existem diferentes tipos de óleo de motor: com base mineral, sintética e semissintética. Você precisa saber qual o produto certo para seu veículo. Misturar óleos diferentes prejudica o funcionamento do motor e, ao perder a viscosidade, pode prejudicar a lubrificação e a conservação dos componentes internos.
  3. Completar o óleo compromete o desempenho do motor
    Muita gente prefere completar o óleo ao invés de trocar. Mas saiba: essa prática prejudica o funcionamento e desempenho do motor. Isso porque, ao completar o lubrificante, o produto novo se mistura ao usado e acaba contaminado. Então, prefira trocar todo o óleo para que seu carro funcione perfeitamente.
  4. Cuidado ao verificar o nível de óleo
    Você mesmo vai verificar o nível de óleo do motor? Então cuidado! Prefira fazer esse trabalho logo pela manhã, antes de ligar o veículo. Caso não consiga, faça a verificação pelo menos cinco minutos após desligar o motor. Assim, você evita acidentes causados pelo óleo quente.
  5. Como verificar o óleo do motor
    Veja o passo a passo para verificar o nível de óleo do carro com facilidade. Primeiro, retire a vareta e limpe com uma flanela (nunca, nunca mesmo, use uma estopa para limpar). Coloque a vareta no reservatório e retire novamente para ver qual a medida do óleo. Ela deve estar entre as duas marcas que indicam o nível mínimo e o nível máximo. Caso ela esteja abaixo do indicado, é preciso fazer a troca de óleo de carro.
  6. Luz de painel acesa é sinal de alerta

Um vazamento de óleo no motor ou a falta de manutenção podem gerar um alerta ao motorista. E essa indicação será mostrada quando a luz de pressão de óleo acender no painel do veículo. Caso isso aconteça, pare o carro na mesma hora para não correr o risco de fundir o propulsor e causar danos maiores.

Afinal, ao trocar o óleo é preciso trocar o filtro também?
Essa é uma pergunta que muita gente faz. Então vamos tirar essa dúvida já! O filtro de óleo foi feito para reter os resíduos do lubrificante. Com o excesso de impurezas, ele pode comprometer a qualidade e a eficiência do óleo do motor. Então você já sabe: ao trocar o óleo do carro, troque também o filtro de óleo.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *